Coldline
Acompanhe também
a cold line no facebook
Campo Grande, MS -
DESTAQUE
Cinco Dicas de Armazenagem de Sementes a Longo Prazo

Para poder comercializar sua semente com a maior eficácia, é de grande importância que o […]

Para poder comercializar sua semente com a maior eficácia, é de grande importância que o produtor armazene as sementes forma mais correta possível. Se ela não ficar em boas condições, geralmente sua qualidade será comprometida. Para isso separamos cinco dicas importantes de armazenagem:

  1. Prepare o Armazém – O primeiro passo para ter grãos de qualidade é garantir que as instalações de armazenagem estejam preparadas para a semente que chega.

É importante haver profilaxia antes da entrada da semente no armazém e durante todo o tempo em que ficar armazenada. A limpeza e o controle de insetos deverão ser feitos, observando a condição da câmara se não sofreu nenhum tipo de avaria, que deverá então passar por manutenção.

  1. Importância do Armazenamento Correto – A semente é um dos principais elementos responsáveis pelo sucesso do trabalho no campo, é um organismo vivo, por isso, necessita de diversos cuidados especiais para sua preservação.

O armazenamento objetiva manter todo o potencial genético e os atributos fisiológicos, como sementes de alta qualidade, com alto vigor, germinação e emergência.

  1. Riscos do Armazenamento Inadequado – Um aspecto importante a considerar no armazenamento de sementes é o perigo representado por focos de infestação, podendo ser por insetos ou fungos. Outro fator importante é a redução da qualidade, isso impacta diretamente na qualidade de plantio, aonde nesta etapa é feita grande parte dos investimentos.

A maioria dos armazéns possuem alta incidência de calor pelo telhado, geralmente utiliza-se fazer pilhas que ficam muito próximas a ele, com isso o processo de deterioração se intensifica muito, ocasionando grande perda de vigor e germinação das sementes.

  1. Controle de Temperatura e Umidade – A temperatura e a umidade durante a armazenagem são fatores decisivos na manutenção do vigor e da germinação, realizando esse controle possibilita o armazenamento por longos períodos sem que comprometa sua qualidade fisiológica, contrário do que acontece em armazéns convencionais, aonde ocorre a degradação dessa qualidade, que tanto se deve preservar.
  2. Benefício do Isolamento Térmico do Armazém – O local a ser utilizado para armazenagem das sementes deverá ser isolado totalmente, criando um ambiente hermético térmico. Com isso consegue-se obter controle efetivo tanto da temperatura como da umidade.

Dica de Ouro – Climatização – O armazenamento climatizado é essencial para quem almeja atingir o máximo potencial produtivo. Quando a semente passa por esse processo ele preserva todas as suas características, reduzindo seu metabolismo e o processo de deterioração, conseguindo uma maior longevidade. O resultado se vê no campo com áreas
de estabelecimento mais uniforme, estande de plantas desejado, aumentando a chance de um maior rendimento na hora  da colheita. O armazenamento das sementes em ambiente climatizado adequado, influi positivamente para diminuir o insucesso que pode ocorrer dentro de todo o sistema de produção. A Cold Line Brasil produz tecnologia e equipamentos desenvolvidos especificamente para este controle. Os galpões climatizados de nossos clientes são calculados e construídos para que a semente mantenha seu poder de germinação o mais elevado possível.

PRODUTOS E SERVIÇOS COLDLINE BRASIL